VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO EM SUMÉ E SÃO JOÃO DO CARIRI E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA AGROPECUÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v25i0.65182Keywords:
eventos extremos, influência dos oceanos, agricultura, pecuáriaAbstract
A precipitação pluviométrica é um importante elemento do ciclo hidrológico, principalmente nas regiões que sofrem com a irregularidade espacial e temporal, além de ser uma das variáveis do clima que exerce maior influência na qualidade ambiental, interferindo em diversos setores da sociedade. Objetivou-se investigar o comportamento da precipitação em anos extremos, a influência dos oceanos nos totais anuais pluviométricos e seus impactos na agropecuária. Foram selecionados os municípios de Sumé e São João do Cariri localizados na região semiárida do Estado da Paraíba, região esta que apresenta os menores totais pluviométricos do Estado. Os dados pluviométricos mensal, foram obtidos na Agência Executiva de Gestão das Águas do estado da Paraíba (AESA), compreendendo o período de 1995 a 2015 (21 anos de dados). A partir da técnica dos quantis, foi possível realizar a classificação dos eventos de pluviometria extrema. Após a identificação dos anos de eventos secos e chuvosos, estes foram relacionados com as fases do El Niño-Oscilação Sul (ENOS) e do Gradiente meridional inter-hemisférico da temperatura da superfície do mar (GRADM), e constatou-se que, os mesmos influenciam os eventos de precipitação, e como consequência afetam os quantitativos da produção agropecuária.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença