SELEÇÃO DE ANOS-PADRÃO PARA ANÁLISE RÍTMICA EM ESTUDOS DE CONFORTO TÉRMICO: UMA PROPOSTA DE “CONFORTOGRAMAS” A PARTIR DE ÍNDICES
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v20i0.50657Keywords:
Análise rítmica, Índices de Conforto Térmico, Discomfort Index, Palmas (TO)Abstract
A técnica de análise rítmica aplica-se a diversos estudos climáticos, incluindo estudos em conforto térmico. A presente pesquisa tem como objetivo propor um método de seleção dos anos-padrão para análise rítmica, voltado a estudos em conforto térmico, a partir de um índice e priorizando a característica absoluta do dado, por meio de análise de frequências. A proposta resulta em “Confortogramas”, instrumentos utilizados pelo pesquisador para classificar os anos-padrão em habitual, confortável, desconfortável para o frio e desconfortável para o calor. O procedimento proposto é exemplificado numa aplicação prática, na cidade de Palmas, Tocantins. A metodologia apresentou-se eficiente, possibilitando realizar um recorte temporal para análise rítmica que considere o ritmo do comportamento do conforto térmico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença