O CLIMA EM TRANSE: POLÍTICAS DE MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO NO BRASIL (CLIMATE IN TRANCE: MITIGATION AND ADAPTATION POLICIES IN BRAZIL)
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v19i0.48874Abstract
RESUMO: O presente artigo destaca como evoluiu, desde sua origem, a agenda climática no Brasil e na arena internacional, demonstrando o enfoque historicamente voltado para ações de mitigação, em detrimento daquelas relacionadas à adaptação. Procura-se ainda demonstrar como os sistemas ambientais, sociais e políticos se relacionam para se avaliar de forma adequada a vulnerabilidade da população frente às mudanças climáticas, considerando a estreita relação entre qualidade ambiental e qualidade de vida. De fato, a severidade dos impactos não depende somente do fenômeno climático em si (fator de exposição), mas também da sensibilidade e da capacidade adaptativa dos sistemas sociais atingidos, esta última muito dependente de políticas públicas adequadas à realidade socioeconômica e ambiental do país.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença