PRINCIPAIS ABORDAGENS DAS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE TEMAS EM CLlMATOLOGIA NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Ercília Torres Steinke Universidade de Brasília
  • Rafael Furtado Da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v0i0.66726

Palavras-chave:

Ensino, Clima, Teoria, Espacialidade, Educação Básica

Resumo

O ensino de temas relacionados ao clima está inserido na Educação Básica, principalmente, no componente curricular referente à Geografia. Porém, sua abordagem distancia-se dos objetivos da Geografia escolar, uma vez que é tratado de forma isolada dos outros componentes espaciais da Geografia. Esse artigo procura refletir a respeito do ensino desses temas enquanto campo de pesquisa da Geografia escolar. Procurou-se investigar qual tem sido a maior preocupação dos pesquisadores quando tratam do ensino do componente espacial clima na escola. Para tanto, foram analisados 130 trabalhos publicados nos anais dos doze Simpósios Brasileiros de Climatologia Geográfica. Os resultados mostraram que somente 3,7 dos trabalhos preocuparam-se em realizar uma discussão teórica sobre a contribuição do componente espacial clima para o entendimento da interpretação da sua espacialidade.

Biografia do Autor

Ercília Torres Steinke, Universidade de Brasília

Geógrafa, mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, doutorado em Ecologia.

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Publicado

2019-06-15

Como Citar

Steinke, E. T., & Da Silva, R. F. (2019). PRINCIPAIS ABORDAGENS DAS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE TEMAS EM CLlMATOLOGIA NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Brasileira De Climatologia. https://doi.org/10.5380/abclima.v0i0.66726