MERCADO DE TRABALHO: UMA ABORDAGEM SETORIAL POR NÍVEL EDUCACIONAL, GÊNERO E RAÇA PARA O ANO DE 2008.

Autores

  • Kézia de Lucas Bondezan Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v10i4.36367

Palavras-chave:

insumo-produto, multiplicador de emprego e renda, setores-chaves,

Resumo

O estudo referente ao mercado de trabalho é relevante para a Ciência Econômica por ser o espaço onde os indivíduos produzem bens e serviços para a sociedade e recebem a renda necessária para a garantia do seu bem estar. Sabe-se que o mercado de trabalho possui forte relação com o nível de educação do trabalhador, gênero e raça às quais pertencem. Diante deste contexto, cabe discutir: a distribuição do número de trabalhadores no Brasil; os setores com maior contratação de mão de obra e a distribuição educacional por gênero e raça destes trabalhadores. Este trabalho faz esta abordagem utilizando-se da metodologia de insumo-produto. Com dados da PNAD e matriz de insumo-produto para o ano de 2008. Para identificar os setores-chaves da economia, calculam-se os índices de Rasmussen-Hirschman e os índices GHS normalizados. Também são calculados os multiplicadores de renda e emprego, juntamente com os multiplicadores de emprego voltados para gênero e raça, visando caracterizar o mercado de trabalho brasileiro. Através dos cálculos realizados e da análise dos dados, os setores-chaves identificados foram: Refino do Petróleo, Siderurgia e Elementos Químicos, todos eles com maior multiplicador de emprego para o grupo de alto nível educacional. Verificou-se também que os setores de maior concentração de homens e mulheres apresentam baixo rendimento mensal médio, não exigindo alta qualificação. Pessoas de raça branca tendem a atuar em setores de maior rendimento e possuem maior nível educacional. Por fim, percebe-se maior rendimento mensal médio conforme aumenta o nível de instrução do indivíduo.

Biografia do Autor

Kézia de Lucas Bondezan, Universidade Estadual do Paraná

Doutoranda em Econonia pela Universidade Estadual de Maringá, com doutorado sanduíche na Universidade de Minho Portugal.

Professora do Departamento de Economia na UNESPAR- Universidade Estadual do Paraná - Campus Apucarana.

Trabalha os seguintes tema: crescimento econômico, capital humano e instituições

Downloads

Como Citar

Bondezan, K. de L. (2014). MERCADO DE TRABALHO: UMA ABORDAGEM SETORIAL POR NÍVEL EDUCACIONAL, GÊNERO E RAÇA PARA O ANO DE 2008. Revista Economia & Tecnologia, 10(4). https://doi.org/10.5380/ret.v10i4.36367

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO