Open Journal Systems

Perfil espacial das interações Universidade-Empresa e papel da localidade do grupo de pesquisa.

Renato Garcia, Veneziano de Castro Araujo, Suelene Mascarini, Emerson Gomes Santos, Ariana Costa

Resumo


Este trabalho tem como objetivo avaliar como alguns fatores locais afetam as interações universidade-empresa no Brasil. Por um lado, busca avaliar como características locais e alguns fatores internos dos grupos acadêmicos de pesquisa influenciam o número de interações que eles realizam com empresas. Por outro, examina os fatores que influenciam a distância geográfica das interações universidade-empresa, com especial atenção para a qualidade da pesquisa acadêmica, além de outros fatores como os esforços locais de P&D e as características da estrutura produtiva da região da empresa. Para isso, foram formulados dois modelos empíricos que utilizam os dados das interações dos grupos de pesquisa acadêmicos do Diretório dos Grupos de Pesquisa da base Lattes do CNPq.

 


Palavras-chave


Interação Universidade-Empresa, Inovação, Proximidade Geográfica, Aglomerações

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ret.v10i1.33633