Perfil espacial das interações Universidade-Empresa e papel da localidade do grupo de pesquisa.

Autores

  • Renato Garcia Professor de Economia da Escola Politécnica da USP, São Paulo
  • Veneziano de Castro Araujo Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Departamento de Engenharia de Produção
  • Suelene Mascarini Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Departamento de Engenharia de Produção
  • Emerson Gomes Santos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Departamento de Engenharia de Produção
  • Ariana Costa Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Departamento de Engenharia de Produção

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v10i1.33633

Palavras-chave:

Interação Universidade-Empresa, Inovação, Proximidade Geográfica, Aglomerações

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar como alguns fatores locais afetam as interações universidade-empresa no Brasil. Por um lado, busca avaliar como características locais e alguns fatores internos dos grupos acadêmicos de pesquisa influenciam o número de interações que eles realizam com empresas. Por outro, examina os fatores que influenciam a distância geográfica das interações universidade-empresa, com especial atenção para a qualidade da pesquisa acadêmica, além de outros fatores como os esforços locais de P&D e as características da estrutura produtiva da região da empresa. Para isso, foram formulados dois modelos empíricos que utilizam os dados das interações dos grupos de pesquisa acadêmicos do Diretório dos Grupos de Pesquisa da base Lattes do CNPq.

 

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Publicado

2014-08-26

Como Citar

Garcia, R., Araujo, V. de C., Mascarini, S., Santos, E. G., & Costa, A. (2014). Perfil espacial das interações Universidade-Empresa e papel da localidade do grupo de pesquisa. Revista Economia & Tecnologia, 10(1). https://doi.org/10.5380/ret.v10i1.33633

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO