Os desfios da indústria calçadista brasileira: competir ou proteger?

Autores

  • Viviane Souza
  • Nilson Maciel de Paula UFPR
  • Marcos Paulo Fuck UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v8i4.31031

Palavras-chave:

Indústria calçadista, Estratégias competitivas, Aglomerações industriais.

Resumo

A indústria calçadista brasileira vem passando nos últimos anos por um processo de reestruturação. A abertura econômica, ocorrida a partir dos anos noventa, ampliou a competição no mercado interno e externo, o que impôs a necessidade de um novo conjunto de estratégias frente a produtores de outros países, notadamente da China. O objetivo deste artigo é justamente apontar as principais características e as mudanças recentes ocorridas nessa indústria, tendo em vista os desafios por ela enfrentados após 1990. A discussão tem por base trabalhos acadêmicos e relatórios setoriais que tratam dos principais desafios e oportunidades da indústria calçadista nacional. Para tanto, destaca-se que as grandes empresas buscam superar a condição competitiva baseada apenas em vantagens comparativas e passam a adotar novas estratégias competitivas. Conclui-se que, neste novo momento competitivo, estratégias baseadas somente na redução dos custos e na ampliação das escalas de produção não se mostram sustentáveis.

Biografia do Autor

Viviane Souza

Bacharel em Ciências Econômicas (UFPR)

Nilson Maciel de Paula, UFPR

Doutor em Economia (University College London). Professor Titular do Departamento de Economia (UFPR) e professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPPP/UFPR). 

Marcos Paulo Fuck, UFPR

Doutor em Política Científica e Tecnológica (Unicamp). Professor Adjunto do Departamento de Economia (UFPR) e professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPPP/UFPR). 

Downloads

Como Citar

Souza, V., Paula, N. M. de, & Fuck, M. P. (2012). Os desfios da indústria calçadista brasileira: competir ou proteger?. Revista Economia & Tecnologia, 8(4). https://doi.org/10.5380/ret.v8i4.31031

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO