Os desfios da indústria calçadista brasileira: competir ou proteger?
DOI:
https://doi.org/10.5380/ret.v8i4.31031Palavras-chave:
Indústria calçadista, Estratégias competitivas, Aglomerações industriais.Resumo
A indústria calçadista brasileira vem passando nos últimos anos por um processo de reestruturação. A abertura econômica, ocorrida a partir dos anos noventa, ampliou a competição no mercado interno e externo, o que impôs a necessidade de um novo conjunto de estratégias frente a produtores de outros países, notadamente da China. O objetivo deste artigo é justamente apontar as principais características e as mudanças recentes ocorridas nessa indústria, tendo em vista os desafios por ela enfrentados após 1990. A discussão tem por base trabalhos acadêmicos e relatórios setoriais que tratam dos principais desafios e oportunidades da indústria calçadista nacional. Para tanto, destaca-se que as grandes empresas buscam superar a condição competitiva baseada apenas em vantagens comparativas e passam a adotar novas estratégias competitivas. Conclui-se que, neste novo momento competitivo, estratégias baseadas somente na redução dos custos e na ampliação das escalas de produção não se mostram sustentáveis.