Agricultura orgânica no Brasil: características e desafios

Autores

  • Wescley de Freitas Barbosa Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Federal de Viçosa e Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v8i4.30784

Palavras-chave:

Agricultura orgânica. Certificação. Brasil.

Resumo

A agricultura orgânica tem desempenhado importante papel na geração de emprego e renda para o agricultor familiar e na preservação do meio ambiente. Neste contexto, este artigo busca apresentar as principais características e desafios desta atividade produtiva no Brasil. Especificamente, este estudo objetiva descrever as características socioeconômicas dos produtores orgânicos no Brasil e relacionar a participação dessas variáveis com o uso da certificação por entidade credenciada. Para tal, utiliza-se o método de estatística descritiva, considerando os dados do Censo Agropecuário 2006. Com base nesses dados, verifica-se uma relação positiva entre posse da terra, tamanho da propriedade, nível de instrução dos produtores, tempo em que dirige o estabelecimento, orientação técnica e participação em organizações sociais com o uso da certificação na agropecuária orgânica.  

Biografia do Autor

Wescley de Freitas Barbosa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e bolsista de Iniciação Cientifica PIBIC/CNPq.

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Regional do Cariri

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professora adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Como Citar

Barbosa, W. de F., & Sousa, E. P. de. (2012). Agricultura orgânica no Brasil: características e desafios. Revista Economia & Tecnologia, 8(4). https://doi.org/10.5380/ret.v8i4.30784

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO