Há diferenças entre as pautas de exportação e importação do estado do Espírito Santo?

Autores

  • Matheus Albergaria de Magalhães IJSN
  • Victor Nunes Toscano

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v8i3.29874

Palavras-chave:

Comércio Internacional, Concentração, Espírito Santo

Resumo

O comércio exterior desempenha importante papel na economia do Espírito Santo. Além de ocupar posição de destaque no ranking nacional de exportações (6º colocação), o estado apresenta um dos maiores graus de abertura do país (estimado em 50%). O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma exposição comparativa das pautas de exportação e importação do estado do Espírito Santo. Os resultados obtidos apontam para a existência de significativas diferenças entre ambas as pautas. Em particular, a pauta de exportações apresenta um maior grau de concentração do que a pauta de importações, estando concentrada em bens que apresentam baixo grau de sofisticação tecnológica. Estes resultados são importantes por chamarem atenção para a ocorrência de fragilidades relacionadas ao modelo de desenvolvimento vigente no estado, com destaque para as relações com o setor externo.

Biografia do Autor

Matheus Albergaria de Magalhães, IJSN

Mestre em Economia pela Ohio State University e Especialista em Pesquisas Governamentais pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).  

Victor Nunes Toscano

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Professor da Universidade do Centro Leste (UCL). 

Downloads

Publicado

2012-11-14

Como Citar

Magalhães, M. A. de, & Toscano, V. N. (2012). Há diferenças entre as pautas de exportação e importação do estado do Espírito Santo?. Revista Economia & Tecnologia, 8(3). https://doi.org/10.5380/ret.v8i3.29874

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO