Desenvolvimento financeiro e reflexões sobre o “modelo brasileiro” de financiamento

Autores

  • Armando Dalla Costa UFPR
  • Elson Rodrigo de Souza-Santos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v8i3.29872

Palavras-chave:

Desenvolvimento financeiro, Estrutura financeira, Modelo brasileiro

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o desenvolvimento financeiro enfatizando como a estrutura financeira é criada ao longo do processo de industrialização e modernização de cada país. Ao mesmo tempo o texto pretende argumentar que as instituições econômicas e sociais particulares de cada nação levam a articulações com características próprias entre a estrutura produtiva e financeira. O foco recai sobre a experiência nacional em relação a formação do “modelo brasileiro” de financiamento ao conciliar uma forte presença estatal no financiamento de longo prazo e varejo. Para isso são utilizados os bancos de desenvolvimento e públicos, em conjunto com bancos privados nacionais e estrangeiros que atuam, sobretudo, no varejo e operações de curto prazo. Pretende-se indicar quais seriam as características do sistema financeiro brasileiro construído ao longo da história e como adaptá-lo às necessidades de desenvolvimento atual do país.

Biografia do Autor

Armando Dalla Costa, UFPR

Pós-Doutor pela Université de Picardie Jules Vernes, Amiens, França. Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), líder do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, gestão 2011-2013.

Elson Rodrigo de Souza-Santos, UFPR

Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE/UFPR) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial.

Downloads

Publicado

2012-11-14

Como Citar

Dalla Costa, A., & Souza-Santos, E. R. de. (2012). Desenvolvimento financeiro e reflexões sobre o “modelo brasileiro” de financiamento. Revista Economia & Tecnologia, 8(3). https://doi.org/10.5380/ret.v8i3.29872

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO