Políticas pró-inovação: uma análise da política industrial nos oito anos do Governo Lula

Autores

  • Leidiane Alcântara Brandão UEFS
  • Carlos Eduardo Iwai Drumond UESC

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v8i2.28183

Palavras-chave:

Política industrial, Inovação, Governo Lula.

Resumo

Este artigo analisa a Política Industrial (PI) nos dois mandatos do governo Lula. Mais especificamente, foram estudadas a PITCE (Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior) e a PDP (Política de Desenvolvimento Produtivo), lançadas, respectivamente, em 2004 e 2008. Também se estuda a atuação do BNDES, principal agência executora de PI no Brasil. Considerando o arcabouço encontrado em Rodrik (2004) como benchmark, conclui-se que a PI nos dois mandatos do governo Lula não foi uma política pró-inovação.

Biografia do Autor

Leidiane Alcântara Brandão, UEFS

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e em Administração pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Especialista em Gestão da Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Carlos Eduardo Iwai Drumond, UESC

Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

Downloads

Publicado

2012-10-17

Como Citar

Brandão, L. A., & Drumond, C. E. I. (2012). Políticas pró-inovação: uma análise da política industrial nos oito anos do Governo Lula. Revista Economia & Tecnologia, 8(2). https://doi.org/10.5380/ret.v8i2.28183

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO