O desenvolvimento de motores a álcool e bicombustível: concentração territorial e risco de perda das vantagens de first commer
DOI:
https://doi.org/10.5380/ret.v8i2.28169Palavras-chave:
P&D agrícola, Redes de colaboração, Patente.Resumo
Apresenta-se neste artigo uma análise do quadro técnico-científico da produção do conhecimento relacionado ao desenvolvimento dos motores a álcool e bicombustível (flex) no Brasil no período que se estende entre 1975 e 2008, a partir de indicadores de produção científica e de produção técnica. Os principais resultados indicam baixos números absolutos de publicações e de patentes, e também de colaborações e cooperação entre os principais atores envolvidos nestas atividades. Esta constatação traz grande preocupação, pois os resultados estão atrelados a áreas do conhecimento (ciências agrárias, biologia, química, entre outras), a setores da atividade econômica (agroindústria da cana-de-açúcar e do etanol e indústria automobilística) e a um estado da federação (São Paulo) de grande relevância para o cenário econômico, social, de C&T e inovação nacional, indicando a necessidade de política pública de maior envergadura para não apenas dar dinamismo científico a essas iniciativas, mas também melhores resultados técnico-econômicos, para o Brasil não perder as vantagens de ser first commer nesta área.Downloads
Publicado
2012-10-17
Como Citar
Vazzolér, L. F. R., Bonacelli, M. B. M., & Carneiro, A. M. (2012). O desenvolvimento de motores a álcool e bicombustível: concentração territorial e risco de perda das vantagens de first commer. Revista Economia & Tecnologia, 8(2). https://doi.org/10.5380/ret.v8i2.28169
Edição
Seção
TECNOLOGIA & INOVAÇÃO