O desenvolvimento de motores a álcool e bicombustível: concentração territorial e risco de perda das vantagens de first commer

Autores

  • Luiz Fernando Rigacci Vazzolér Unicamp
  • Maria Beatriz Machado Bonacelli Unicamp
  • Ana Maria Carneiro Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v8i2.28169

Palavras-chave:

P&D agrícola, Redes de colaboração, Patente.

Resumo

Apresenta-se neste artigo uma análise do quadro técnico-científico da produção do conhecimento relacionado ao desenvolvimento dos motores a álcool e bicombustível (flex) no Brasil no período que se estende entre 1975 e 2008, a partir de indicadores de produção científica e de produção técnica. Os principais resultados indicam baixos números absolutos de publicações e de patentes, e também de colaborações e cooperação entre os principais atores envolvidos nestas atividades. Esta constatação traz grande preocupação, pois os resultados estão atrelados a áreas do conhecimento (ciências agrárias, biologia, química, entre outras), a setores da atividade econômica (agroindústria da cana-de-açúcar e do etanol e indústria automobilística) e a um estado da federação (São Paulo) de grande relevância para o cenário econômico, social, de C&T e inovação nacional, indicando a necessidade de política pública de maior envergadura para não apenas dar dinamismo científico a essas iniciativas, mas também melhores resultados técnico-econômicos, para o Brasil não perder as vantagens de ser first commer nesta área.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Rigacci Vazzolér, Unicamp

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestrando em Política Científica e Tecnológica na Unicamp e Pesquisador do Grupo de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi/Unicamp).

Maria Beatriz Machado Bonacelli, Unicamp

Doutora em Economia pela Université Toulose (França). Professora adjunta do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora do Geopi/DPCT/Unicamp. 

Ana Maria Carneiro, Unicamp

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp e do Geopi. 

Downloads

Publicado

2012-10-17

Como Citar

Vazzolér, L. F. R., Bonacelli, M. B. M., & Carneiro, A. M. (2012). O desenvolvimento de motores a álcool e bicombustível: concentração territorial e risco de perda das vantagens de first commer. Revista Economia & Tecnologia, 8(2). https://doi.org/10.5380/ret.v8i2.28169

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO