Pleno emprego no Brasil: interpretando os conceitos e indicadores

Autores

  • Anita Kon PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v8i2.28159

Palavras-chave:

Desemprego, Emprego, Indicadores de trabalho, Políticas públicas.

Resumo

Tendo em vista o debate recente sobre a proximidade do pleno emprego no mercado de trabalho brasileiro, o artigo visa analisar alguns conceitos e indicadores utilizados para a análise deste mercado, partindo da hipótese de que os indicadores utilizados para a análise das taxas de desemprego do país mascaram a percepção da real situação do mercado de trabalho e levam a discussões não pertinentes sobre esta perspectiva. O trabalho analisa primeiramente os conceitos teóricos e empíricos sobre pleno emprego, como base para o entendimento do debate. Bem como a interpretação dos indicadores utilizados no país e internacionalmente para a determinação da taxa de desemprego. Finalmente avalia a aplicação destes conceitos e indicadores para a situação brasileira.

Biografia do Autor

Anita Kon, PUC/SP

Doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular de Economia e Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Downloads

Publicado

2012-10-17

Como Citar

Kon, A. (2012). Pleno emprego no Brasil: interpretando os conceitos e indicadores. Revista Economia & Tecnologia, 8(2). https://doi.org/10.5380/ret.v8i2.28159

Edição

Seção

MACROECONOMIA