Efeitos das práticas intensivas em conhecimento na produtividade

Autores

  • Marco Aurélio Alves de Mendonça IPEA

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i1.27462

Palavras-chave:

Conhecimento, Produtividade, Econometria.

Resumo

Este artigo investiga os efeitos de práticas intensivas em conhecimento na produtividade dos trabalhadores. As estimações do modelo, cuja base é a função de produção Cobb-Douglas, utilizaram dados em nível da firma. Adotou-se o método de mínimos quadrados generalizados e os resultados indicaram que as ações relacionadas à criação e à captura de conhecimento, ao provimento de treinamento voltado para a inovação, à adoção de tecnologia da informação e à retenção de funcionários correlacionam-se positivamente a produtividade do trabalhador. As práticas de cooperação, ao contrário do que era esperado, apresentaram correlação negativa.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Alves de Mendonça, IPEA

Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

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Como Citar

Mendonça, M. A. A. de. (2008). Efeitos das práticas intensivas em conhecimento na produtividade. Revista Economia & Tecnologia, 4(1). https://doi.org/10.5380/ret.v4i1.27462

Edição

Seção

ARTIGOS