O crescimento recente da economia brasileira no médio prazo e a restrição externa

Autores

  • Luciano Nakabashi UFPR
  • João Basilio Pereima UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i1.27458

Palavras-chave:

Restrição externa, Crescimento no médio prazo, Taxa de câmbio.

Resumo

Apesar da melhora nas contas externas e da expansão da economia brasileira nos últimos anos, seria um erro concluir que essa restrição deixou de ser relevante na determinação da taxa de crescimento de médio prazo. A manutenção do real valorizado por um período considerável de tempo está levando à deterioração de outros indicadores externos que podem prejudicar o crescimento da economia. Ou seja, os gestores de política econômica precisam estar atentos para que o crescimento econômico não traga consigo suas próprias amarras. Desse modo, o presente artigo busca analisar as conseqüências desse processo sobre algumas variáveis relevantes que podem afetar o dinamismo da economia brasileira no médio prazo.

Biografia do Autor

Luciano Nakabashi, UFPR

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

João Basilio Pereima, UFPR

Doutorando em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Economia da UFPR.

Downloads

Como Citar

Nakabashi, L., & Pereima, J. B. (2008). O crescimento recente da economia brasileira no médio prazo e a restrição externa. Revista Economia & Tecnologia, 4(1). https://doi.org/10.5380/ret.v4i1.27458

Edição

Seção

ARTIGOS