Questionando a desigualdade

Autores

  • Igor Zanoni Constant Carneiro Leão UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27393

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Desigualdade, Políticas públicas.

Resumo

O crescimento econômico mundial repercutiu no Brasil de forma bastante favorável para o produto interno e o mercado de trabalho, levando a uma melhoria na tradicionalmente aguda desigualdade social no país. Este texto levanta dados indicando essa melhoria. Entretanto mostra também o quadro precário ainda existente entre os trabalhadores de um mercado de trabalho heterogêneo e marcado por baixos salários. Defende-se aqui que qualquer enfrentamento desses problemas passa por uma revisão mais profunda do que analistas do desenvolvimento latino americano denominavam estilo de crescimento e que tem a ver com políticas públicas diversas mais finas e avançadas que as políticas ainda insuficientes na área previdenciária e do Bolsa Família.

Biografia do Autor

Igor Zanoni Constant Carneiro Leão, UFPR

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Downloads

Como Citar

Carneiro Leão, I. Z. C. (2008). Questionando a desigualdade. Revista Economia & Tecnologia, 4(3). https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27393

Edição

Seção

OPINIÃO E RESENHA