A política monetária no Brasil e a atual retração de crédito

Autores

  • Rafael Camargo de Pauli UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27391

Palavras-chave:

Crédito, Política monetária, Crise norte-americana.

Resumo

Entre a execução da política monetária e seus resultados sobre os níveis de preços está o crédito. Há na literatura econômica um grande debate a respeito de como as disponibilidades de crédito são afetadas por uma política monetária contracionista. Alguns estudos40 e dados disponíveis até julho deste ano sugerem que o canal de transmissão de crédito é pouco relevante no Brasil, isto é, aumentos nos juros não afetam as disponibilidades de empréstimos bancários, não afetando a inflação. Entretanto, acredita-se que o acirramento da crise financeira norte-americana pode vir a amplificar os efeitos deste mecanismo. Este artigo faz uma breve revisão da literatura a respeito dos canais de transmissão de política monetária com a intenção de verificar como o crédito pode ser afetado pelos recentes aumentos das taxas de juros em um contexto de crise financeira internacional.

Biografia do Autor

Rafael Camargo de Pauli, UFPR

Mestrando em Desenvolvimento Econômico pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) 

Downloads

Como Citar

Pauli, R. C. de. (2008). A política monetária no Brasil e a atual retração de crédito. Revista Economia & Tecnologia, 4(3). https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27391

Edição

Seção

ARTIGOS