A produção brasileira de biodiesel: o caso da Brasil Ecodiesel

Autores

  • Junior Ruiz Garcia Unicamp
  • Armando Dalla Costa UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27388

Palavras-chave:

Brasil Ecodiesel, Biodiesel, Agricultura Familiar.

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar a trajetória da empresa Brasil Ecodiesel destacando o processo de inovação empreendido e a organização de sua base agrícola, enfatizando seu papel de inserir a agricultura familiar ao agronegócio brasileiro. A Brasil Ecodiesel detém aproximadamente 22% da capacidade instalada de produção brasileira autorizada pela ANP e, na classificação que inclui somente as detentoras do Selo Combustível Social por volta de 26,5%. Todas as suas unidades processadoras possuem o Selo Combustível Social. Essa firma representa um importante papel para o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) brasileiro, principalmente no que se refere à inserção da agricultura familiar à cadeia do biodiesel e à consolidação do processo de produção. Por fim, a empresa utiliza tecnologia nacional, fornecida pela Tecbio (Tecnologias Bioenergéticas), diversifica sua base de matéria-prima tanto no que diz respeito ao sistema de produção e variedades de matérias-primas quanto ao processo industrial (rotas tecnológicas).

Biografia do Autor

Junior Ruiz Garcia, Unicamp

Doutorando em Desenvolvimento Espaço e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Armando Dalla Costa, UFPR

Pós-Doutor em Economia pela Université Jules Vernes, Amiens (França). Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (NUPEM/UFPR).

Downloads

Como Citar

Garcia, J. R., & Dalla Costa, A. (2008). A produção brasileira de biodiesel: o caso da Brasil Ecodiesel. Revista Economia & Tecnologia, 4(3). https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27388

Edição

Seção

ARTIGOS