O impacto no emprego formal do programa Paraná 12 meses: vilas rurais

Autores

  • Joilson Dias UEM
  • Karen Bettinardi Couto UEM
  • Maria Helena Ambrosio Dias UEM

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27383

Palavras-chave:

Programa Paraná 12 Meses, Emprego Formal, Painéis de Dados.

Resumo

O artigo tem como principal objetivo avaliar o impacto econômico e social de longo prazo nos municípios beneficiados pelo Programa Paraná 12 Meses. Programa do Governo Estadual em parceria com o Banco Mundial para reduzir a pobreza no campo e que vigorou de 1998 a 2006. Neste aspecto, pretende-se calcular os retornos para a sociedade paranaense, avaliando de forma aplicada o impacto destes investimentos agregados no emprego formal dos municípios. Assim, os impactos serão verificados através de estudo econométrico em painéis de dados que serão desenvolvidos com estatísticas do programa e dos municípios disponibilizados pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) e do Banco Central do Brasil. Busca-se, com este estudo, ampliar as conclusões e gerar informações úteis para possibilitar futuros refinamentos ao Programa Paraná 12 Meses caso ele venha a ser implementado novamente.

Biografia do Autor

Joilson Dias, UEM

Pós-Doutor pela University of South Carolina (EUA). Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Karen Bettinardi Couto, UEM

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Maria Helena Ambrosio Dias, UEM

Pós-Doutora University of South Carolina (EUA). Professora Titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Downloads

Como Citar

Dias, J., Couto, K. B., & Ambrosio Dias, M. H. (2008). O impacto no emprego formal do programa Paraná 12 meses: vilas rurais. Revista Economia & Tecnologia, 4(3). https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27383

Edição

Seção

ARTIGOS