Câmbio, juros e inflação: a difícil tríade e o crescimento

Autores

  • João Basilio Pereima UFPR
  • Geraldo Augusto Staub Filho UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27374

Palavras-chave:

Crescimento econômico, Lei de Thirwall, Equilíbrio macroeconômico, Restrição externa.

Resumo

O atual ciclo econômico (2003/08) presenciou, até o fim de 2007, um marcante período de crescimento, principalmente se comparado ao ciclo anterior, aliado a uma trajetória descendente de juros, inflação e câmbio. Surpreendendo a teoria os bons resultados de crescimento foram obtidos a despeito de um saldo positivo da balança comercial. Os juros, entretanto, em que pese o bom cenário enfrentado, não caíram na velocidade desejada, e agora novos problemas, de estrutura e conjuntura, internos e externos, podem impedir mais uma vez que a taxa básica de juros do Brasil ceda a níveis internacionais.

Biografia do Autor

João Basilio Pereima, UFPR

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professor assistente do Departamento de Economia da UFPR.

Geraldo Augusto Staub Filho, UFPR

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Como Citar

Pereima, J. B., & Staub Filho, G. A. (2008). Câmbio, juros e inflação: a difícil tríade e o crescimento. Revista Economia & Tecnologia, 4(3). https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27374

Edição

Seção

ARTIGOS