Efeitos do câmbio, juros e do crescimento mundial sobre as exportações da indústria brasileira

Autores

  • Luciano Nakabashi UFPR
  • Márcio José Vargas da Cruz UFPR
  • Fábio Dória Scatolin UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27373

Palavras-chave:

Mudança estrutural, Exportações, Taxa de câmbio, Taxa de juros.

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar a relação do câmbio real, dos juros e do crescimento mundial sobre total das exportações brasileiras e sua composição. As três variáveis acima mencionadas afetam não somente o montante exportado por um país, mas também sua composição. Adicionalmente, a estrutura dessa composição possui efeitos na própria dinâmica das exportações. O setor exportador, por sua vez, tem um papel chave sobre o desempenho da economia brasileira na medida em que as restrições externas ao crescimento tem se apresentado como um problema recorrente nos últimos 25 anos, o que ajuda a explicar o seu fraco desempenho. Essa importante relação entre as duas variáveis justifica um estudo mais detalhado da composição do setor exportador da economia brasileira.

Biografia do Autor

Luciano Nakabashi, UFPR

Doutor em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Márcio José Vargas da Cruz, UFPR

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Economia da UFPR.

Fábio Dória Scatolin, UFPR

Doutor em Economia pela University of London. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Como Citar

Nakabashi, L., Cruz, M. J. V. da, & Scatolin, F. D. (2008). Efeitos do câmbio, juros e do crescimento mundial sobre as exportações da indústria brasileira. Revista Economia & Tecnologia, 4(3). https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27373

Edição

Seção

ARTIGOS