A distribuição do tamanho dos municípios do Paraná e a Lei de Zipf

Autores

  • Hermes Yukio Higachi UEPG
  • Thierry Molnar Prates UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i4.27334

Palavras-chave:

Cidades do Paraná, Distribuição de Pareto, Lei de Zipf, Desigualdade e concentração populacional.

Resumo

Este artigo estuda a evolução da distribuição do tamanho das cidades paranaenses e  testa a validade da Lei de Zipf, estimando o expoente de Pareto (β) por mínimos quadrados ordinários no período 1970-2000. Para verificar se a distribuição de Pareto exibe um comportamento côncavo ou convexo estima-se também uma versão nãolinear. Os resultados indicam que a Lei de Zipf ou da regra da ordem do tamanho pode ser válida apenas para o ano 2000. Por sua vez, a evolução das cidades paranaenses pode ser decomposta em três períodos: no período 1970-1980, ocorre o aumento da desigualdade; no período 1980-1991 ocorre a redução da desigualdade; e no período 1991-2000, constata-se novamente o processo de concentração populacional. Outro resultado interessante é que quando  são impostas restrições sobre a amostra, os coeficientes de Pareto são maiores e tendem ao declínio persistente no período 1970-2000, caracterizando um crescimento da desigualdade e da divergência ao longo do tempo e, ao mesmo tempo, indicando que a desigualdade é menor entre cidades médias e grandes do que quando se considera as cidades menores. Uma implicação é que a estrutura urbana paranaense contradiz uma das principais proposições da Nova Geografia Econômica que atribui predominância das forças centrífugas sobre as forças centrípetas, sugerindo a relevância da formulação de políticas de fortalecimento das cidades menores e médias, como a criação de infra-estrutura física, econômica, social e cultural. 

Biografia do Autor

Hermes Yukio Higachi, UEPG

Doutor pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Thierry Molnar Prates, UEPG

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Downloads

Como Citar

Higachi, H. Y., & Prates, T. M. (2008). A distribuição do tamanho dos municípios do Paraná e a Lei de Zipf. Revista Economia & Tecnologia, 4(4). https://doi.org/10.5380/ret.v4i4.27334

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO