A macroeconomia da crise e as oportunidades do Brasil

Autores

  • João Basilio Pereima UFPR
  • Geraldo Augusto Staub Filho UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i4.27333

Palavras-chave:

Macroeconomia, Crescimento, Crise.

Resumo

Este artigo discute os impedimentos externos que atuarão no sentido de travar o crescimento brasileiro, os impedimentos internos e por fim as vantagens comparativas que o país possui para enfrentar a crise mundial por conta de sua conjuntura macroeconômica e posse de alguns ativos estratégicos importantes. O artigo encerra concluindo pela necessidade do Brasil caminhar o rumo ao desenvolvimento, soberanamente. O país poderá transformar a crise em oportunidade se atentar a um passado recente, quando conquistas importantes foram precedidas de crises, como na década de 1930 com Getúlio Vargas, 1950 com Juscelino Kubischek e 1970 com o II Plano Nacional de Desenvolvimento.

Biografia do Autor

João Basilio Pereima, UFPR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professor assistente do Departamento de Economia da UFPR.

Geraldo Augusto Staub Filho, UFPR

Bacharel em Direito. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Downloads

Como Citar

Pereima, J. B., & Staub Filho, G. A. (2008). A macroeconomia da crise e as oportunidades do Brasil. Revista Economia & Tecnologia, 4(4). https://doi.org/10.5380/ret.v4i4.27333

Edição

Seção

MACROECONOMIA