A Sadia e sua experiência no mercado internacional

Autores

  • Armando Dalla Costa UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i1.27321

Palavras-chave:

Sadia, Exportação, Internacionalização, Comércio internacional, Avicultura.

Resumo

Este  artigo tem como objetivo entender a trajetória de internacionalização da Sadia, uma das maiores empresas nacionais no setor de alimentos. Para isso, num primeiro momento buscamos entender sua história no mercado nacional, marcada por um crescimento via novas plantas industriais, diversificação no ramo de atividades, lançamento constante de novos produtos e ocupação do território brasileiro com plantas industriais e filiais comerciais. A partir de 1967 a Sadia iniciou seu processo de exportação, seguindo uma trajetória semelhante a diversas empresas que decidem ocupar também o mercado internacional, ou seja, enviar mercadorias, deslocar representantes comerciais, estabelecer escritórios de venda, realizar joint ventures. No início do terceiro milênio a Sadia iniciou o processo de internacionalização via aquisição e construção de unidades industriais próprias no exterior, com indústrias na Holanda e na Rússia. A constituição de plantas industriais e a produção física nos mercados externos são entendidas como o “estágio superior” no processo de internacionalização de uma firma, que a Sadia começa a atingir após mais de quatro décadas de atuação e conhecimento destes mercados.

Biografia do Autor

Armando Dalla Costa, UFPR

Pós-Doutor pela Université de Picardie Jules Verne - Amiens, e Doutor pela Université Paris III (Sorbonne Nouvelle). Professor no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (NUPEM/UFPR).

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Como Citar

Dalla Costa, A. (2009). A Sadia e sua experiência no mercado internacional. Revista Economia & Tecnologia, 5(1). https://doi.org/10.5380/ret.v5i1.27321

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO