Grupo Gerdau: uma análise do crescimento produtivo e da expansão internacional

Autores

  • Felipe Athia UFPR
  • Armando Dalla Costa UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i1.27318

Palavras-chave:

Gerdau, Crescimento da firma, Internacionalização das empresas, Economia industrial, Siderurgia.

Resumo

Dentro de 50 anos, o Grupo Gerdau foi capaz de transformar uma fábrica de pregos em um dos maiores conglomerados industriais do Brasil e da América Latina, estando presente em 14 países e exportando para os cinco continentes. É considerado, atualmente, o 13º maior produtor de aço do mundo, tendo produzido aproximadamente 18 milhões de toneladas em 2007, possuindo diversas fábricas no exterior. A proposta deste trabalho é realizar uma análise da expansão produtiva e comercial da empresa e, ainda, identificar os motivos e como ocorreu seu processo de internacionalização.

Biografia do Autor

Felipe Athia, UFPR

Graduando em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Armando Dalla Costa, UFPR

Pós-Doutor pela Université de Picardie Jules Verne, Amiens e Doutor pela Université Paris III (Sorbonne Nouvelle). Professor no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (NUPEM/UFPR).

Downloads

Como Citar

Athia, F., & Dalla Costa, A. (2009). Grupo Gerdau: uma análise do crescimento produtivo e da expansão internacional. Revista Economia & Tecnologia, 5(1). https://doi.org/10.5380/ret.v5i1.27318

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO