Tecnologia social e instituições: uma relação conceitual simbiótica

Autores

  • Octavio A. C. Conceição UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i1.27306

Palavras-chave:

Instituições, Tecnologia, Crescimento econômico, Evolucionismo.

Resumo

Esse artigo busca discutir a relação entre o conceito de tecnologia, instituições e o processo de crescimento econômico, a partir da contribuição recente de Richard Nelson. O referido autor sempre se preocupou em trazer elementos que possibilitassem avançar teoricamente rumo a uma nova teoria de crescimento, que contemplasse a integração das referidas variáveis, porém dentro de um contexto evolucionário. Daí sua sugestão de tratar a tecnologia como um conceito que tem uma dimensão analítica não apenas física, mas também e necessariamente social.

Biografia do Autor

Octavio A. C. Conceição, UFRGS

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Diretor Técnico da Fundação de Economia e Estatística (FEE/RS) e Professor Adjunto da UFRGS. 

Downloads

Como Citar

Conceição, O. A. C. (2009). Tecnologia social e instituições: uma relação conceitual simbiótica. Revista Economia & Tecnologia, 5(1). https://doi.org/10.5380/ret.v5i1.27306

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO