Impactos da mudança estrutural da economia brasileira sobre o seu crescimento

Autores

  • Luciano Nakabashi UFPR
  • Fábio Dória Scatolin UFPR
  • Márcio José Vargas da Cruz UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i1.27304

Palavras-chave:

Crescimento econômico, Mudança estrutural, Modelos de auto-regressão.

Resumo

Na abordagem estruturalista, o papel da indústria tem um destaque, pois vários fatores apontam que esse é um setor essencial para a dinâmica da economia. Hirschman (1958) aponta que a indústria tem um nível mais elevado de encadeamentos para frente e para trás em relação aos demais setores. Adicionalmente, o autor coloca que as externalidades positivas e os efeitos de transbordamentos seriam mais relevantes naquele setor. Kaldor (1957) ainda chama a atenção para o maior potencial dos ganhos de escala estáticos e dinâmicos da indústria. Considerando esses argumentos, o presente estudo busca analisar os efeitos da mudança estrutural da economia brasileira sobre o seu desempenho no período 1948-2007.

Biografia do Autor

Luciano Nakabashi, UFPR

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Fábio Dória Scatolin, UFPR

Doutor em Economia pela University of London. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Márcio José Vargas da Cruz, UFPR

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Como Citar

Nakabashi, L., Scatolin, F. D., & Cruz, M. J. V. da. (2009). Impactos da mudança estrutural da economia brasileira sobre o seu crescimento. Revista Economia & Tecnologia, 5(1). https://doi.org/10.5380/ret.v5i1.27304

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO