A crise financeira corrigiu a taxa de câmbio no Brasil?

Autores

  • Marcos Holland EESP/FGV

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i1.27297

Palavras-chave:

Desalinhamento cambial, Crise financeira internacional, Taxa de câmbio.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar se a desvalorização cambial verificada recentemente devido à crise financeira internacional teria sido suficiente para corrigir a taxa de câmbio no Brasil. Dadas as inúmeras dificuldades para se estimar uma taxa de câmbio de equilíbrio de longo prazo, este artigo faz uso de estimação cross-section para um amplo conjunto de países que parecem indicar que mais desvalorizações nominais e reais na moeda brasileira ainda não implicariam em movimento de desvalorização para alem de sua trajetória de equilíbrio de longo prazo. Nestes termos, um eventual prolongamento da crise financeira que implique em ainda mais desvalorização do Real ainda assim não representaria maiores problemas macroeconômicos para o médio prazo.

Biografia do Autor

Marcos Holland, EESP/FGV

Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (unicamp). Professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV) e Pesquisador CNPq. 

Downloads

Como Citar

Holland, M. (2009). A crise financeira corrigiu a taxa de câmbio no Brasil?. Revista Economia & Tecnologia, 5(1). https://doi.org/10.5380/ret.v5i1.27297

Edição

Seção

MACROECONOMIA