Competição e competitividade das empresas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5380/ret.v5i2.27273Palavras-chave:
Competição, Competitividade, Produtividade, Custos, Qualidade, Custo-Brasil.Resumo
O ambiente econômico de maior competição, em especial a partir de 1994, forçou as nossas empresas a se tornarem mais competitivas, isto é, investir mais em novas tecnologias com o objetivo de aumento da produtividade e assim conseguir reduzir o custo unitário de produção e melhorar a qualidade dos produtos e serviços. Não há dúvida que os empresários brasileiros fizeram a lição de casa, apesar das condições desfavoráveis, como infraestrutura física (transporte e portos) e social (educação) aquém das necessidades do país e carga tributária de mais de um trilhão de reais por ano, sem contar a política monetária de juros elevados. O tal do custo Brasil é um grande impeditivo para a competição de nossas empresas. O que realmente falta é o setor público (leia-se governo) fazer a sua parte, reduzindo impostos, juros e melhorando a infraestrutura física e social.Downloads
Como Citar
Mendes, J. T. G. (2009). Competição e competitividade das empresas brasileiras. Revista Economia & Tecnologia, 5(2). https://doi.org/10.5380/ret.v5i2.27273
Edição
Seção
TECNOLOGIA & INOVAÇÃO