Competição e competitividade das empresas brasileiras

Autores

  • Judas Tadeu Grassi Mendes Cesumar e EBS

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i2.27273

Palavras-chave:

Competição, Competitividade, Produtividade, Custos, Qualidade, Custo-Brasil.

Resumo

O ambiente econômico de maior competição, em especial a partir de 1994, forçou as nossas empresas a se tornarem mais competitivas, isto é, investir mais em novas tecnologias com o objetivo de aumento da produtividade e assim conseguir reduzir o custo unitário de produção e melhorar a qualidade dos produtos e serviços. Não há dúvida que os empresários brasileiros fizeram a lição de casa, apesar das condições desfavoráveis, como infraestrutura física (transporte e portos) e social (educação) aquém das necessidades do país e carga tributária de mais de um trilhão de reais por ano, sem contar a política monetária de juros elevados.  O tal do custo Brasil é um grande impeditivo para a competição de nossas empresas. O que realmente falta é o setor público (leia-se governo) fazer a sua parte, reduzindo impostos, juros e melhorando a infraestrutura física e social.

Biografia do Autor

Judas Tadeu Grassi Mendes, Cesumar e EBS

Pós-Doutor e Doutor em Economia pela Ohio State University (EUA). Professor do Cesumar e da Estação Business School

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Como Citar

Mendes, J. T. G. (2009). Competição e competitividade das empresas brasileiras. Revista Economia & Tecnologia, 5(2). https://doi.org/10.5380/ret.v5i2.27273

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO