Educação à distância no Brasil: desafios e perspectivas no início do terceiro milênio

Autores

  • Rosa maria Cardoso Dalla Costa UFPR
  • Armando João Dalla Costa UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i2.27265

Palavras-chave:

Educação à distância, Comunicação-educação, Novas tecnologias, Ensino, Educação brasileira.

Resumo

O presente texto faz um panorama do Sistema Brasileiro de Educação à Distância, que segundo dados do MEC  - Ministério da Educação e Cultura - em 2007 apresentava o número de 973 mil alunos e 257 instituições credenciadas, movimentando 1,5 milhões de reais. A partir de um breve histórico do ensino a distância no Brasil, o texto apresenta uma análise das  implicações dessa rápida expansão ocorrida principalmente nos últimos cinco anos, tais como a qualidade do ensino ministrado, a democratização do acesso à educação num país com dimensões geográficas continentais, o desafio da formação dos professores, a proposta didático-metodológica em questão e, finalmente, o embate entre o público e privado neste cenário, que apesar de se inserir no movimento internacional de globalização, tem peculiaridades cultural e historicamente determinadas. Todo esse processo de expansão da educação a distância no contexto brasileiro é analisado sob o enfoque teórico da comunicação-educação, que situado na interface entre as duas ciências procura explicar o fenômeno da inserção das novas tecnologias no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Rosa maria Cardoso Dalla Costa, UFPR

Pós-Doutora na Maison des Sciences de l‟Homme e Doutora pela Université de Vincennes, Paris VIII (França). Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Diretora Cultural da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). 

Armando João Dalla Costa, UFPR

Pós-Doutor pela Université de Picardie Jules Verne - Amiens, e Doutor pela Université Paris III (Sorbonne Nouvelle). Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (NUPEM/UFPR).

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Como Citar

Dalla Costa, R. maria C., & Dalla Costa, A. J. (2009). Educação à distância no Brasil: desafios e perspectivas no início do terceiro milênio. Revista Economia & Tecnologia, 5(2). https://doi.org/10.5380/ret.v5i2.27265

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO