Educação à distância no Brasil: desafios e perspectivas no início do terceiro milênio
DOI:
https://doi.org/10.5380/ret.v5i2.27265Palavras-chave:
Educação à distância, Comunicação-educação, Novas tecnologias, Ensino, Educação brasileira.Resumo
O presente texto faz um panorama do Sistema Brasileiro de Educação à Distância, que segundo dados do MEC - Ministério da Educação e Cultura - em 2007 apresentava o número de 973 mil alunos e 257 instituições credenciadas, movimentando 1,5 milhões de reais. A partir de um breve histórico do ensino a distância no Brasil, o texto apresenta uma análise das implicações dessa rápida expansão ocorrida principalmente nos últimos cinco anos, tais como a qualidade do ensino ministrado, a democratização do acesso à educação num país com dimensões geográficas continentais, o desafio da formação dos professores, a proposta didático-metodológica em questão e, finalmente, o embate entre o público e privado neste cenário, que apesar de se inserir no movimento internacional de globalização, tem peculiaridades cultural e historicamente determinadas. Todo esse processo de expansão da educação a distância no contexto brasileiro é analisado sob o enfoque teórico da comunicação-educação, que situado na interface entre as duas ciências procura explicar o fenômeno da inserção das novas tecnologias no ambiente escolar.Downloads
Como Citar
Dalla Costa, R. maria C., & Dalla Costa, A. J. (2009). Educação à distância no Brasil: desafios e perspectivas no início do terceiro milênio. Revista Economia & Tecnologia, 5(2). https://doi.org/10.5380/ret.v5i2.27265
Edição
Seção
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
