Empresas e tecnologias na nova conjuntura vinícola brasileira do início do século XXI

Autores

  • Felipe Athia UFPR
  • Armando Dalla Costa UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i3.27145

Palavras-chave:

Vinho, Vitivinicultura brasileira, Conglomerados industriais, Teoria do crescimento da firma, Cooperativas agrícolas, Empresas familiares.

Resumo

A partir do final da década de 1980, o Brasil observou um acentuado crescimento em sua produção vitícola, em especial no Rio Grande do Sul. O estado, cuja produção corresponde a mais de 50% do total nacional, abriga as maiores produtoras do Brasil, com destaque para a Cooperativa Vinícola Aurora, Vinícola Serra Gaúcha e Vinhos Salton, todas concentradas na região das Serras Gaúchas. O propósito do presente trabalho é analisar o panorama da vitivinicultura brasileira, com destaque para o estado do Rio Grande do Sul, explicitando as estratégias de crescimento utilizadas pelas dez maiores empresas do ramo.

Biografia do Autor

Felipe Athia, UFPR

Graduando em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Estagiário do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).

Armando Dalla Costa, UFPR

Pós-Doutor pela Université de Picardie Jules Verne, Amiens (França) e Doutor pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Professor no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (NUPEM/UFPR).

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Como Citar

Athia, F., & Dalla Costa, A. (2009). Empresas e tecnologias na nova conjuntura vinícola brasileira do início do século XXI. Revista Economia & Tecnologia, 5(3). https://doi.org/10.5380/ret.v5i3.27145

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO