Empresas e tecnologias na nova conjuntura vinícola brasileira do início do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.5380/ret.v5i3.27145Palavras-chave:
Vinho, Vitivinicultura brasileira, Conglomerados industriais, Teoria do crescimento da firma, Cooperativas agrícolas, Empresas familiares.Resumo
A partir do final da década de 1980, o Brasil observou um acentuado crescimento em sua produção vitícola, em especial no Rio Grande do Sul. O estado, cuja produção corresponde a mais de 50% do total nacional, abriga as maiores produtoras do Brasil, com destaque para a Cooperativa Vinícola Aurora, Vinícola Serra Gaúcha e Vinhos Salton, todas concentradas na região das Serras Gaúchas. O propósito do presente trabalho é analisar o panorama da vitivinicultura brasileira, com destaque para o estado do Rio Grande do Sul, explicitando as estratégias de crescimento utilizadas pelas dez maiores empresas do ramo.Downloads
Como Citar
Athia, F., & Dalla Costa, A. (2009). Empresas e tecnologias na nova conjuntura vinícola brasileira do início do século XXI. Revista Economia & Tecnologia, 5(3). https://doi.org/10.5380/ret.v5i3.27145
Edição
Seção
TECNOLOGIA & INOVAÇÃO
