Identificando transformações estruturais da economia brasileira: 1990-2003

Autores

  • Umberto Antônio Sesso Filho UEL
  • Rossana Lott Rodrigues UEL
  • Antonio Carlos Moretto UEL

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i3.27137

Palavras-chave:

Transformações estruturais, Insumo-produto, Economia brasileira.

Resumo

A década de 1990 foi palco de mudanças importantes na economia nacional. O Plano Real, a abertura comercial e a modificação no regime cambial são alguns exemplos. Verificar os impactos destas mudanças na estrutura da economia brasileira é o objetivo deste artigo. Para isto foram calculados o multiplicador de produção, os índices de ligações intersetoriais e de modificação estrutural para grupos dos setores entre 1990-2003 a partir da matriz insumo-produto. Os resultados podem ser divididos em três períodos: o primeiro, 1990-1996, que foi marcado pelas maiores transformações estruturais, com realocação de produção, valor agregado e emprego setorial, aumento do efeito induzido e da participação do comércio, serviços e agropecuária na produção e queda destes no número de pessoas ocupadas; o período 1997-1998 apresentou menor modificação estrutural, relativa estabilidade da participação dos setores na produção, no valor adicionado e na absorção de pessoas ocupadas; o terceiro período, 1999-2003, mostrou queda dos valores do efeito induzido dos setores, aumento da participação da agropecuária e indústria na produção e valor adicionado e redução da participação destes setores no número de pessoas ocupadas. Quanto à produtividade do trabalho, medida pelo valor adicionado por pessoa, ocorreu aumento para a agropecuária e indústria e redução para o comércio e serviços.

Biografia do Autor

Umberto Antônio Sesso Filho, UEL

Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São paulo (USP). Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina  (UEL).

Rossana Lott Rodrigues, UEL

Doutora em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Antonio Carlos Moretto, UEL

Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São paulo (USP). Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina  (UEL).

Downloads

Como Citar

Sesso Filho, U. A., Rodrigues, R. L., & Moretto, A. C. (2009). Identificando transformações estruturais da economia brasileira: 1990-2003. Revista Economia & Tecnologia, 5(3). https://doi.org/10.5380/ret.v5i3.27137

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO