A abordagem neo-shumpeteriana do processo de coevolução tecnológica e institucional

Autores

  • Marcos Paulo Fuck Unicamp
  • Maria Beatriz Bonacelli Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i4.27110

Palavras-chave:

Trajetórias tecnológicas, Trajetórias institucionais, Coevolução, Propriedade intelectual, Biotecnologia.

Resumo

O presente artigo discute o processo de coevolução tecnológica e institucional. Trata-se de um tema que vem sendo bastante debatido, notadamente em trabalhos de inspiração neo-schumpeteriana. Entende-se que essa discussão pode favorecer a proposição de políticas de ciência e de tecnologia de modo a melhor organizar o processo de inovação. Utiliza-se como exemplo o processo de organização da pesquisa agrícola. 

Biografia do Autor

Marcos Paulo Fuck, Unicamp

Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pesquisador Associado do Grupo de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI/DPCT/Unicamp).  

Maria Beatriz Bonacelli, Unicamp

Professora do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI/DPCT/Unicamp). 

Downloads

Como Citar

Fuck, M. P., & Bonacelli, M. B. (2009). A abordagem neo-shumpeteriana do processo de coevolução tecnológica e institucional. Revista Economia & Tecnologia, 5(4). https://doi.org/10.5380/ret.v5i4.27110

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO