Relações comerciais entre o norte paranaense e o restante do estado: os setores produtores de alimentos

Autores

  • Rossana Lott Rodrigues UEL
  • Antonio Carlos Moretto UEL
  • Umberto Antonio Sesso Filho UEL
  • Katy Maia UEL

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i4.27107

Palavras-chave:

Economia regional, Insumo-produto, Agropecuária, Setores agroalimentares.

Resumo

A preocupação com os aspectos regionais tem sido uma constante nos estudos dos pesquisadores atualmente em função das aceleradas transformações tecnológicas e organizacionais, dos processos de globalização e metropolização e das mudanças no papel do Estado na economia. O Paraná, por se destacar no Brasil como o quinto estado em termos de participação no PIB, se torna objeto de interesse para as questões regionais. Nesse sentido, os objetivos deste artigo foram estimar as ligações setoriais e o transbordamento do multiplicador de produção entre as regiões Norte do Paraná e Restante do Paraná, utilizando a matriz de insumo-produto inter-regional estimada para 1995. O principal resultado foi que o restante do Paraná apresentou-se mais dependente do Norte paranaense no que se refere ao atendimento dos requisitos de insumos para os setores agroalimentares diante de aumentos na sua demanda final. Não obstante, o efeito transbordamento do multiplicador de produção no sentido Região Norte paranaense  - restante do Paraná atingiu 12%, revelando maior dependência do Norte em relação ao restante do Estado para seu processo produtivo em geral.

Biografia do Autor

Rossana Lott Rodrigues, UEL

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade de São paulo (Esalq/USP) e Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

 

Antonio Carlos Moretto, UEL

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Umberto Antonio Sesso Filho, UEL

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Katy Maia, UEL

Doutora em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

 

Downloads

Como Citar

Rodrigues, R. L., Moretto, A. C., Sesso Filho, U. A., & Maia, K. (2009). Relações comerciais entre o norte paranaense e o restante do estado: os setores produtores de alimentos. Revista Economia & Tecnologia, 5(4). https://doi.org/10.5380/ret.v5i4.27107

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO