O que os dados têm a dizer sobre a relação desigualdade de renda e crescimento econômico para o Nordeste do Brasil? Evidências a partir de modelos semiparamétricos

Autores

  • Paulo de Andrade Jacinto PUC/RS
  • César Augusto Oviedo Tejada UFPel
  • Erik Alencar de Figueiredo UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i4.27106

Palavras-chave:

Kuznets, Semiparamétrico, Desigualdade, Crescimento econômico, Renda.

Resumo

A relação entre a distribuição de renda e o crescimento econômico ocupa um espaço significativo na análise econômica. Kuznets (1955) postulou a existência de uma relação na forma de um U invertido, indicando que, inicialmente, a desigualdade no curto prazo aumenta com o crescimento econômico e, no longo prazo, decresce a partir de um turning point. Esse padrão ficou conhecido como a Curva de Kuznets. Entretanto, esse padrão nem sempre foi constatado nos inúmeros estudos realizados. Com intuito de contribuir com essa literatura, o presente trabalho investiga a validade da hipótese de Kuznets para os municípios da região nordeste do Brasil nos anos de 1991 e 2000. A relação é testada para diversas formas funcionais e para duas medidas de desigualdade, a metodologia utilizada compreende os modelos paramétricos e, de modo inovador no Brasil para testar a curva de Kuznets, o uso de modelos semiparamétricos. A vantagem dos modelos semiparamétricos reside no fato de não ser necessário impor nenhuma estrutura sobre o comportamento dos dados. Além disso, ele permite, de maneira indireta, validar ou não os resultados obtidos pelos modelos paramétricos. Os resultados sugerem que a hipótese de U invertido não é refutada tanto pelos modelos paramétricos quanto pelo semiparamétricos.

Biografia do Autor

Paulo de Andrade Jacinto, PUC/RS

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). 

César Augusto Oviedo Tejada, UFPel

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Erik Alencar de Figueiredo, UFPA

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPA).

Downloads

Como Citar

Jacinto, P. de A., Tejada, C. A. O., & Figueiredo, E. A. de. (2009). O que os dados têm a dizer sobre a relação desigualdade de renda e crescimento econômico para o Nordeste do Brasil? Evidências a partir de modelos semiparamétricos. Revista Economia & Tecnologia, 5(4). https://doi.org/10.5380/ret.v5i4.27106

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO