Exposição à competição informal e esforço de inovação das empresas industriais brasileiras

Autores

  • Luis A. Esteves UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i1.27030

Palavras-chave:

Informalidade, Concorrência, Inovação.

Resumo

O objetivo deste artigo foi verificar como a exposição à competição informal pode comprometer o desempenho dos estabelecimentos industriais brasileiros em termos de vendas e emprego. O esforço inovador das empresas sob diferentes graus de exposição à competição informal também foi analisado. Os resultados apresentados neste trabalho sugerem que a existência de estabelecimentos informais pode trazer sérias implicações para as empresas formais, seja em termos de lucratividade e geração de empregos. Finalmente, foi visto que as empresas com alta exposição à competição informal apresentam tecnologia inferior ao de seus competidores formais diretos.

Biografia do Autor

Luis A. Esteves, UFPR

Doutor em Economia pela Università degli Studi di Siena (Itália). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

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Como Citar

Esteves, L. A. (2010). Exposição à competição informal e esforço de inovação das empresas industriais brasileiras. Revista Economia & Tecnologia, 6(1). https://doi.org/10.5380/ret.v6i1.27030

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO