Exposição à competição informal e esforço de inovação das empresas industriais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5380/ret.v6i1.27030Palavras-chave:
Informalidade, Concorrência, Inovação.Resumo
O objetivo deste artigo foi verificar como a exposição à competição informal pode comprometer o desempenho dos estabelecimentos industriais brasileiros em termos de vendas e emprego. O esforço inovador das empresas sob diferentes graus de exposição à competição informal também foi analisado. Os resultados apresentados neste trabalho sugerem que a existência de estabelecimentos informais pode trazer sérias implicações para as empresas formais, seja em termos de lucratividade e geração de empregos. Finalmente, foi visto que as empresas com alta exposição à competição informal apresentam tecnologia inferior ao de seus competidores formais diretos.Downloads
Como Citar
Esteves, L. A. (2010). Exposição à competição informal e esforço de inovação das empresas industriais brasileiras. Revista Economia & Tecnologia, 6(1). https://doi.org/10.5380/ret.v6i1.27030
Edição
Seção
TECNOLOGIA & INOVAÇÃO