Controles de capitais são necessários?

Autores

  • João Basilio Pereima UFPR
  • Alexandre Hideki Maeda Joboji UFPR
  • Ana Luiza Clemente de Abreu Valério UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i1.27020

Palavras-chave:

Controle de capitais, Crises cambiais, Macroeconomia.

Resumo

Os episódios recentes sobre o comportamento do câmbio no Brasil reascendeu a discussão sobre política cambial e controle de capitais, temporariamente relegada para segundo plano pela crise financeira internacional. Em termos mais amplos reascendeu a discussão sobre a pertinência de atual regime macroeconômico que combina metas de inflação, câmbio flutuante e mobilidade de capitais, para dar continuidade ao tão necessário processo sustentado de crescimento econômico e desenvolvimento social. Este artigo discute a adoção de controle de capitais e seus resultados registrados pela literatura empírica e teórica e advoga pela necessidade de implantação de controles de capitais pelos países, em função da hipertrofia dos mercados financeiros em relação à economia real. Outro motivo para adoção de controles de capitais é dispor de medidas preventivas para lidar com a excessiva liquidez das economias desenvolvidas, criada pelas políticas de combate à crise, cuja abundância inevitavelmente circulará os mercados financeiros dos países emergentes que serão os primeiros, ao que tudo indica, a elevar suas taxas de juros, entre eles o Brasil.

Biografia do Autor

João Basilio Pereima, UFPR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Economia da UFPR.

Alexandre Hideki Maeda Joboji, UFPR

Graduando em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista do Centro de Pesquisas Econômicas (CEPEC/UFPR). 

Ana Luiza Clemente de Abreu Valério, UFPR

Graduanda em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista do Centro de Pesquisas Econômicas (CEPEC/UFPR).

Downloads

Como Citar

Pereima, J. B., Joboji, A. H. M., & Valério, A. L. C. de A. (2010). Controles de capitais são necessários?. Revista Economia & Tecnologia, 6(1). https://doi.org/10.5380/ret.v6i1.27020

Edição

Seção

MACROECONOMIA