Liderando através da inovação na biotecnologia: estudo de caso da Monsanto
DOI:
https://doi.org/10.5380/ret.v6i2.26998Palavras-chave:
Monsanto, Biotecnologia, Inovação, Sementes, Estratégia, Crescimento, Trajetória, Diversificação, Liderança.Resumo
O presente artigo pretende mostrar a trajetória da Monsanto desde o período que antecedeu sua entrada em mercados oriundos da biotecnologia moderna, em particular no de sementes geneticamente modificadas (GMs), até sua consolidação como maior empresa mundial de sementes. A análise dos movimentos estratégicos da Monsanto, deixando de ser uma das maiores empresas químicas do mundo para atuar nos mercados emergentes da biotecnologia moderna, permite identificar alguns comportamentos marcantes e reincidentes da empresa e que estão presentes em toda sua trajetória de crescimento, desde sua fundação em 1901. Estes movimentos estratégicos são empregados pela Monsanto com quatro objetivos: o de crescimento, por meio da diversificação e da inovação; de entrada em novos mercados, a partir do estabelecimento de parcerias e acordos com empresas já atuantes nos setores de interesse, ou, até mesmo, da compra dessas empresas; para consolidar-se nos novos mercados; e para neles alcançar a liderança. Ao executar estes movimentos, a empresa aprende ao longo de sua trajetória e utiliza o conhecimento adquirido e acumulado em novas estratégias de crescimento, de entrada em novos mercados, de consolidação e de liderança.Downloads
Como Citar
Guerrante, R. D. S., Souza Antunes, A. M. de, & Pereira Jr, N. (2010). Liderando através da inovação na biotecnologia: estudo de caso da Monsanto. Revista Economia & Tecnologia, 6(2). https://doi.org/10.5380/ret.v6i2.26998
Edição
Seção
TECNOLOGIA & INOVAÇÃO