Embraer, história, desenvolvimento de tecnologia e a área de defesa

Autores

  • Armando Dalla Costa UFPR
  • Elson Rodrigo de Souza-Santos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i3.26965

Palavras-chave:

Indústria aeroespacial, Embraer, Área de defesa.

Resumo

Nas últimas décadas o Brasil construiu de forma proposital e como política de Estado a indústria aeroespacial tendo como líder a empresa mais importante, Embraer.  Inicialmente, a indústria tinha como objetivo abastecer o setor de defesa brasileiro e proporcionar autonomia no ramo aeroespacial. Mesmo a Embraer na era pré-privatização tinha como foco e base de apoio para o desenvolvimento de produtos o abastecimento das Forças Armadas (FA’s) brasileiras e a exportação. Entretanto, com a crise da década de 1980 seguida da privatização ocorrida em 1994, a Embraer passa a focar nas exportações, especialmente no segmento de aviação regional e executiva, ambos em franco crescimento e com pouca competição. Apesar da sua área de defesa ter crescido, diversificado e sofisticado, perdeu importância relativa, mas ainda assim é fundamental para o desenvolvimento de tecnologia e para a saúde financeira. 

Biografia do Autor

Armando Dalla Costa, UFPR

Doutor em História Econômica pela Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (NUPEM/UFPR). 

Elson Rodrigo de Souza-Santos, UFPR

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (NUPEM/UFPR). Bolsista do CNPq.

Downloads

Como Citar

Dalla Costa, A., & Souza-Santos, E. R. de. (2010). Embraer, história, desenvolvimento de tecnologia e a área de defesa. Revista Economia & Tecnologia, 6(3). https://doi.org/10.5380/ret.v6i3.26965

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO