Desigualdade de oportunidades no ensino médio: ENEM

Autores

  • Maria Dolores Montoya Diaz FEA-RP/USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i3.26960

Palavras-chave:

Desigualdade de oportunidades, Ensino médio, ENEM..

Resumo

Este artigo pretende contribuir ao debate sobre a existência e o nível de desigualdades de oportunidades existentes em relação ao conhecimento adquirido no Ensino Médio no Brasil. Para tanto, foram analisados os microdados produzidos pelo desempenho dos estudantes na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2005. Os resultados indicaram que entre indivíduos mais velhos as desigualdades parecem ser predominantemente influenciadas por variáveis associadas a heterogeneidades relacionadas a diferenças de esforço ou mesmo de habilidades. Adicionalmente, foi possível verificar que os indicadores para indivíduos do sexo masculino em todas as categorias analisadas tendem a ser ligeiramente inferiores do que aqueles encontrados para as mulheres.

Biografia do Autor

Maria Dolores Montoya Diaz, FEA-RP/USP

Doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professora associada da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). 

Downloads

Como Citar

Diaz, M. D. M. (2010). Desigualdade de oportunidades no ensino médio: ENEM. Revista Economia & Tecnologia, 6(3). https://doi.org/10.5380/ret.v6i3.26960

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO