Desempenho educacional: foi tudo determinado 100 anos atrás?

Autores

  • Irineu de Carvalho Filho FMI
  • Renato Perim Colistete USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i3.26957

Palavras-chave:

Educação pública, São Paulo, História econômica, Desenvolvimento econômico, Café, Imigração, Desigualdade.

Resumo

Este artigo tem como tema a persistência institucional no desenvolvimento econômico de longo prazo. Nós investigamos o desempenho histórico da educação em uma das sociedades de maior crescimento e maior nível de desigualdade no século XX – o estado de São Paulo. Apoiados em evidências detalhadas sobre a propriedade da terra e educação, nós avaliamos o papel de fatores como concentração da terra, imigração e o tipo de atividade econômica na determinação da oferta e demanda de educação no início do século XX, bem como o grau em que tais fatores podem contribuir para explicar o desempenho educacional e os níveis de renda per capita nos dias de hoje. Nós chegamos a dois resultados centrais: um efeito positivo e duradouro da presença de imigrantes, bem como um impacto negativo da concentração da terra sobre a oferta de educação. Trabalhadores agrícolas imigrantes estabeleceram escolas comunitárias, pressionaram por financiamento público para essas escolas ou, ainda, reivindicaram a abertura de escolas públicas. Os efeitos do aumento inicial da instrução pública elementar podem ser detectados mais de 100 anos depois na forma de melhor desempenho no ensino secundário e maiores níveis de renda per capita nos municípios de São Paulo. Esses resultados sugerem um mecanismo adicional que gerou maior desigualdade entre regiões: aquelas regiões que receberam imigrantes oriundos de países em que a educação pública já havia se estabelecido beneficiaram-se da adoção da ideia revolucionária da educação pública.

Biografia do Autor

Irineu de Carvalho Filho, FMI

Doutor em Economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA). Economista no Departamento de Pesquisa do Fundo Monetário Internacional (FMI). 

Renato Perim Colistete, USP

Doutor em História Econômica pela Universidade de Oxford (Inglaterra). Professor de História Econômica no Departamento de Economia da Universidade de São Paulo (USP). 

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Como Citar

Carvalho Filho, I. de, & Colistete, R. P. (2010). Desempenho educacional: foi tudo determinado 100 anos atrás?. Revista Economia & Tecnologia, 6(3). https://doi.org/10.5380/ret.v6i3.26957

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO