Felicidade, casamento e choques positivos de renda: um estudo para o Distrito Federal (Parte 2)

Autores

  • Alexandre Damasceno Unilegis
  • Adolfo Sachsida IPEA

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i3.26956

Palavras-chave:

Felicidade, Casamento, Choques positivos de renda.

Resumo

Por representar o próprio objetivo da vida para a maioria das pessoas, a felicidade representa um dos objetos de maior interesse para a humanidade. Nos últimos anos, muitasciências têm se dedicado a seu estudo, procurando identificar os elementos subjetivos determinantes do menor ou maior grau de felicidade das pessoas, medir sua real influência sobre a felicidade humana, conhecer a forma como os mesmos se correlacionam e os impactos que podem causar sobre a vida de cada um. No caso da economia, o grande número de pesquisas associadas à felicidade, desenvolvidas na última década, gerou o crescimento da literatura e dos bancos de dados disponíveis associados à satisfação e felicidade dos indivíduos, ampliando as fronteiras do conhecimento na área. Este trabalho aplicou questionários junto a 1.521 pessoas, entre os dias 31/08/2009 e 28/10/2009, gerando uma base de dados atual, ampla e consistente, capaz de viabilizar diversos estudos científicos sobre a felicidade no âmbito do Distrito Federal.

Biografia do Autor

Alexandre Damasceno, Unilegis

Universidade do Legislativo (Unilegis), Senado Federal.

Adolfo Sachsida, IPEA

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA).

Downloads

Como Citar

Damasceno, A., & Sachsida, A. (2010). Felicidade, casamento e choques positivos de renda: um estudo para o Distrito Federal (Parte 2). Revista Economia & Tecnologia, 6(3). https://doi.org/10.5380/ret.v6i3.26956

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO