Internacionalização de empresas brasileiras: restrições de financiamento e papel do BNDES

Autores

  • Armando Dalla Costa UFPR
  • Elson Rodrigo de Souza-Santos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i4.26925

Palavras-chave:

Internacionalização de empresas, BNDES, Competitividade.

Resumo

Nos últimos anos passou a ser cada vez mais comum a existência de empresas internacionalizadas de países emergentes que apresentam grande competitividade, estratégias de inserção no mercado internacional e operações globais abrangendo setores tão diferentes quanto carnes, serviços de engenharia e informática. Entretanto, a expansão das empresas não ocorre apenas como um movimento estratégico rumo ao seu crescimento, mas sim apoiado por instituições públicas dos países de origem, especialmente fornecendo canais de financiamento.  No Brasil, a principal instituição que alavanca os projetos de internacionalização de firmas nacionais no setor produtivo é o Banco Nacional de desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Essencial para viabilizar os planos de inserção no mercado internacional de empresas brasileiras e reduzir a barreira proveniente da falta de canais de financiamento de longo prazo oferecidos pela iniciativa privada. 

Biografia do Autor

Armando Dalla Costa, UFPR

Doutor pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Professor no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (NUPEM/UFPR).

Elson Rodrigo de Souza-Santos, UFPR

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR). Membro do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (NUPEM/UFPR). Bolsista do CNPq. 

Downloads

Como Citar

Dalla Costa, A., & Souza-Santos, E. R. de. (2010). Internacionalização de empresas brasileiras: restrições de financiamento e papel do BNDES. Revista Economia & Tecnologia, 6(4). https://doi.org/10.5380/ret.v6i4.26925

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO