Financiamento público da renovação da frota brasileira autônoma de caminhões

Autores

  • Carlos Henrique Rocha UnB
  • João Ricardo Faria Universidade do Texas

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i4.26921

Palavras-chave:

Frota autônoma de caminhões, Renovação da frota, Programa subsidiado, Fundo permanente para a renovação da frota.

Resumo

Estudos têm mostrado que o caminhoneiro não tem renda para financiar a compra de um caminhão novo, apesar dos programas governamentais de financiamento, e que a atual frota autônoma de caminhões produz custos externos não desprezíveis. Em função disso, este artigo propõe diretrizes para um programa público alternativo de financiamento da atual frota autônoma de caminhões. O programa proposto é subsidiado. O subsídio é igual ao valor presente do custo externo médio imposto à sociedade pela frota atual autônoma com idade igual ou superior a 15 anos. O programa é em tese superior em termos sociais do que outras formas subsidiadas de financiamento, como programas de isenção de juros e bolsa-caminhão (em que o governo paga as prestações pelo autônomo). O artigo propõe também a criação de um fundo fiduciário permanente para a renovação da frota de caminhões. Finalmente, discute-se sobre a superioridade financeira, do ponto de vista da sociedade em geral, de um programa orientado para a organização de cooperativas por parte dos caminhoneiros autônomos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Rocha, UnB

Professor da Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisador do CNPq. 

João Ricardo Faria, Universidade do Texas

Professor da Universidade do Texas El Paso (EUA). 

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Como Citar

Rocha, C. H., & Faria, J. R. (2010). Financiamento público da renovação da frota brasileira autônoma de caminhões. Revista Economia & Tecnologia, 6(4). https://doi.org/10.5380/ret.v6i4.26921

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO