Uma análise dos modelos de Thirlwall ou Solow para a economia brasileira

Autores

  • Luciano Nakabashi UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i4.26920

Palavras-chave:

Exportações, Capital físico, Capital humano, Taxa de câmbio real, Desempenho econômico.

Resumo

Algumas evidências e teorias apontam para a existência de uma relação entre crescimento econômico e saldo da conta corrente. Ou seja, de acordo com essa abordagem é fundamental um bom desempenho do setor exportador de forma a manter uma conta corrente equilibrada para que um determinado país consiga manter um bom nível de investimentos e de crescimento de forma sustentável. Por outro lado, na literatura sobre crescimento existe uma ênfase na relação entre desempenho econômico e acumulação de fatores de produção. Levando em consideração essas duas abordagens teóricas, o presente estudo tem como objetivo estruturar, de forma inicial, um modelo teórico que relacione ambas e analisar o impacto da restrição externa nos investimentos em capital físico e capital humano e, consequentemente, no desempenho da economia brasileira, entre 1947 e 2008. 

Biografia do Autor

Luciano Nakabashi, UFPR

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pesquisador do CNPq.

Downloads

Como Citar

Nakabashi, L. (2010). Uma análise dos modelos de Thirlwall ou Solow para a economia brasileira. Revista Economia & Tecnologia, 6(4). https://doi.org/10.5380/ret.v6i4.26920

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO