Mudanças estruturais e aglomerações territoriais na indústria de Minas Gerais: uma abordagem preliminar do período pós-1970

Autores

  • Gustavo Figueiredo Campolina Diniz PUC/RS
  • Osmar Tomaz de Souza PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i4.26915

Palavras-chave:

Minas Gerais, Indústria de transformação, Estrutura industrial, Aglomerações produtivas.

Resumo

Este trabalho analisa as mudanças estruturais ligadas à indústria de transformação que se iniciaram na década de 70, se mantiveram ao longo dos anos 90, e durante a transição para o século XXI em Minas Gerais. Investiga-se o processo de diversificação industrial e a estrutura de ocupação da indústria de transformação e seu reflexo sobre o padrão locacional da indústria mineira, destacando aspectos do processo de formação das aglomerações produtivas em Minas Gerais em compasso com as abordagens da Nova Geografia Econômica. 

Biografia do Autor

Gustavo Figueiredo Campolina Diniz, PUC/RS

Mestre em Economia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Osmar Tomaz de Souza, PUC/RS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). 

Downloads

Como Citar

Diniz, G. F. C., & Souza, O. T. de. (2010). Mudanças estruturais e aglomerações territoriais na indústria de Minas Gerais: uma abordagem preliminar do período pós-1970. Revista Economia & Tecnologia, 6(4). https://doi.org/10.5380/ret.v6i4.26915

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO