Oito anos construindo popularidade

Autores

  • Alex Luiz Ferreira FEA-RP/USP
  • Sergio Naruhiko Sakurai FEA-RP/USP
  • Rodolfo Oliveira FEA-RP/USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i0.26874

Palavras-chave:

Taxa de aprovação, Presidente, Economia.

Resumo

Este artigo apresenta uma breve resenha e discute alguns dos resultados apresentados no trabalho de Ferreira, A. L. & Sakurai, S. N. (2010), “Personal Charisma or the Economy? Macroeconomic indicators of presidential approval ratings in Brazil”. A evidência encontrada numa versão atualizada desse artigo, referente ao período entre 09/1999 e 05/2010, mostra que o desemprego é uma das principais variáveis econômicas que afetam a aprovação. Também existe evidência de que o atual presidente apresenta uma taxa de aprovação maior que a do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), mantendo constante importantes indicadores macroeconômicos domésticos e estrangeiros. No entanto, o período de 09/99 até 12/2002 é caracterizado por uma tendência determinista positiva maior do que a do período anterior, indicando um diferencial de crescimento contínuo da popularidade de FHC.

Biografia do Autor

Alex Luiz Ferreira, FEA-RP/USP

Doutor em Economia pela Universidade de Kent. Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). 

Sergio Naruhiko Sakurai, FEA-RP/USP

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). 

Rodolfo Oliveira, FEA-RP/USP

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrando em Economia Aplicada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP).

Downloads

Como Citar

Ferreira, A. L., Sakurai, S. N., & Oliveira, R. (2011). Oito anos construindo popularidade. Revista Economia & Tecnologia, 7. https://doi.org/10.5380/ret.v7i0.26874

Edição

Seção

SIMPÓSIO