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Embraer diversifica projetos na área militar: o novo cargueiro C-390

Armando Dalla Costa, Elson Rodrigo de Souza-Santos

Resumo


Em 2007, durante a feira de defesa Latin American Aero and Defence - LADD, a Embraer confirmou os rumores de mercado sobre a concepção do projeto de um novo modelo de avião. O cargueiro C-390 representa um marco para a companhia ao entrar no concorrido mercado de transportes militares da classe de 20 toneladas, com concorrentes como a norte-americana Lockheed Martin, a europeia AirBus e a ucraniana Antonov, mas com um modelo de menores custos (aquisição e operacional) e com amplo uso de componentes da família de jatos regionais e tecnologias conhecidas, que deve realizar seu primeiro voo em 2015. A meta é explorar um mercado militar e civil de mais de 700 aeronaves nas próximas décadas, inicialmente conseguindo pedidos firmes de cerca de 50 aeronaves, suficientes para viabilizar economicamente o projeto. Demonstrar como isto foi possível é o objetivo principal deste artigo.

Palavras-chave


Indústria aeroespacial; Embraer; C-390.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ret.v7i1.26856