O complexo agroindustrial da cana-de-açúcar no Brasil: uma discussão sobre aspectos atuais relacionados ao etanol biocombustível

Autores

  • Márcia França Ribeiro F. dos Santos UFRJ
  • Suzana Borschiver UFRJ
  • Maria Antonieta P. Gimenes Couto UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i1.26853

Palavras-chave:

Etanol, Biocombustível, Brasil, Energia.

Resumo

O Brasil apresenta uma série de vantagens comparativas e competitivas, como condições climáticas favoráveis e vasto conhecimento adquirido com relação a agricultura tropical, que o levam a uma posição de destaque em escala mundial com relação à produção de energia. No entanto, para que o mercado de bioenergia no Brasil, em especial no tocante a  indústria sucroalcooleira, se desenvolva de maneira sustentável é necessário que se proceda com uma análise dos impactos desta indústria do ponto de vista ambiental, econômica e social. Assim, o presente artigo visa propor uma discussão sobre aspectos relevantes do complexo agroindustrial da cana-de-açúcar no Brasil, com ênfase na produção do bioetanol, de modo a fomentar políticas públicas nacionais de modo a consolidar a posição do país no mercado mundial de biocombustíveis.

Biografia do Autor

Márcia França Ribeiro F. dos Santos, UFRJ

Doutoranda em Tecnologia dos Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Analista de Gestão, Planejamento do IBGE. 

Suzana Borschiver, UFRJ

Doutora em Tecnologia dos Processos Químicos e Bioquímicos na universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora adjunta da Escola de Química da UFRJ. 

Maria Antonieta P. Gimenes Couto, UFRJ

Doutora em Tecnologia dos Processos Químicos e Bioquímicos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora adjunta da Escola de Química da UFRJ. 

Downloads

Como Citar

Santos, M. F. R. F. dos, Borschiver, S., & Couto, M. A. P. G. (2011). O complexo agroindustrial da cana-de-açúcar no Brasil: uma discussão sobre aspectos atuais relacionados ao etanol biocombustível. Revista Economia & Tecnologia, 7(1). https://doi.org/10.5380/ret.v7i1.26853

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO