Qualidade das instituições nos municípios brasileiros

Autores

  • Ana Elisa Gonçalves Pereira UFPR
  • Luciano Nakabashi UFPR
  • Adolfo Sachsida UnB

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i1.26852

Palavras-chave:

Instituições, Crescimento econômico, Nível de renda, Municípios brasileiros.

Resumo

Observa-se uma imensa disparidade no nível de PIB per capita entre os municípios brasileiros. O PIB per capita do município mais rico do país chega a ser 190 vezes maior do que o do município mais pobre, de acordo com dados do IBGE (2000). Uma explicação possível para tais disparidades nos níveis de renda advém da teoria institucionalista. Diversos estudos empíricos entre países encontram uma elevada correlação entre a qualidade institucional e o nível de desenvolvimento econômico, porém a literatura carece de análises que abordem a dimensão nacional, as desigualdades internas. A teoria sugere que as instituições afetam o nível de renda por meio da distribuição de poder político, da geração de oportunidades econômicas, do estímulo à inovação e à acumulação de capital humano, além de outras vias. Tendo isso em vista, este trabalho avalia os efeitos que as instituições exercem sobre o nível de PIB per capita dos municípios brasileiros.

Biografia do Autor

Ana Elisa Gonçalves Pereira, UFPR

Mestranda em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Luciano Nakabashi, UFPR

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Adolfo Sachsida, UnB

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do CNPq. 

Downloads

Como Citar

Pereira, A. E. G., Nakabashi, L., & Sachsida, A. (2011). Qualidade das instituições nos municípios brasileiros. Revista Economia & Tecnologia, 7(1). https://doi.org/10.5380/ret.v7i1.26852

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO